Sumário
4.2.1 Necessidade de maior envolvimento do poder público ……………………. |
|||
4.2.3 Melhorias necessárias nos comércios ………………………………………….. |
|||
4.2.4 Dificuldade em atrair novos clientes ……………………………………………… |
|||
1 INTRODUÇÃO
O que será apresentado neste documento é planejamento estratégico do setor do comércio de Araripina.
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que se destina a entender a situação atual de uma organização, formulando objetivos e definindo a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
Neste documento serão descritas as percepções coletadas nas oficinas realizadas com empresários do setor de Comércio da Cidade . As oficinas foram realizadas com intuito de discutir o plano de melhoria do comércio e suas nuances .
Foram discutidos temas como missão, visão e valores, Análise de pontos fortes e fraquezas do comercio, definição de metas e objetivos, criação e acompanhamento das estratégias para se alcançar a visão definida pelo grupo.
O trabalho para confecção deste documento foi realizado através de oficinas com os empresários, para que fossem coletadas as percepções e desejos do grupo, criado um documento do plano estratégico do setor, para então realizar novas oficinas de ajuste e validação do plano.
As ações de melhoria também foram discutidas, para o qual foi criado um plano de ação, definindo responsáveis e datas para realização das ações de melhoria .
Os tópicos do planejamento estratégico serão descritos conforme análise descrita a seguir:
2 DEFINIÇÃO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Definir a missão, visão e valores têm como finalidade básica definir o motivo para o qual foi estruturada a organização, seus objetivos a serem atingidos, e quais os valores a serem seguidos para implantar as estratégias definidas.
A missão, a visão e os valores devem ser formalmente expressos, servindo de guia e orientação para os colaboradores da empresa, sendo, então, um documento com função de dar orientação e uniformidade de propósitos para todos os colaboradores. Definir estes tópicos é indispensável para estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a programar as ações de melhoria.
A missão deve ser formalmente expressa, servindo de guia e orientação para os colaboradores da empresa, no entanto, traduzindo-se numa declaração explícita com função de dar orientação e uniformidade de propósitos para todos os colaboradores. Definir a missão de uma empresa é indispensável para estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar.
A missão do Grupo de Comércio de Araripina foi definida:
“Comercializar produtos e serviços, satisfazendo necessidades e desejos dos consumidores moradores de Araripina, Cidades vizinhas e visitantes, com variedade de produtos e bom atendimento.”
A visão é a situação futura desejada e alinhada com a vontade da organização. A visão deve definir como a organização deseja ser vista num horizonte de longo prazo. A visão deve ser real e possível de ser atingida no período definido, sendo então um objetivo que define as ações a serem tomadas e as estratégias escolhidas para alcança-la.
A visão do comércio de Araripina foi definida como:
“Ser visto, até 2025 , como principal polo comercial,
de serviços e de lazer num raio de 150 km da cidade
de Araripina.”
Os valores são os conjuntos de crenças e/ou princípios que definem e instruem a participação das pessoas nas ações de implementação da Missão, Visão e dos próprios Valores.
Os valores definem como as estratégias devem ser implantadas, como os colaboradores devem se comportar e quais estratégias e ações são aceitáveis para a empresa. Os valores constituem os guias para a realização das ações para se atingir a visão da empresa, realizando ações condizentes com a missão e com os próprios valores definidos.
Os valores do Comércio de Araripina foram definidos como:
Honestidade, ética e transparência;
Bom atendimento;
Foco na necessidade dos clientes;
Comodidade e segurança;
Valorização e respeito aos colaboradores;
3 ANÁLISE DE SWOT
O termo SWOT é uma sigla em inglês, definida a partir das primeiras letras dos fatores que a compõem: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Análise do Ambiente Interno:
Análise do Ambiente Externo
A análise do ambiente externo deve considerar diversos fatores que o compõem. É um erro fazer uma análise do ambiente externo apenas considerando a concorrência, pois devem ser considerados diversos fatores como Concorrentes, novos entrantes, clientes, fornecedores e produtos substitutos. E devem ser analisados os impactos econômicos, sociais, tecnoló gicos e políticos nestes fatores, conforme indicado na figura abaixo:
3.1.1 Concorrência
Oportunidades
O aumento da concorrência através do surgimento de novos concorrentes no mercado normalmente é vista como um fator negativo. Mas considerando a visão do
comércio de Araripina, que é se tornar referência de comercio na região, o aumento da oferta agrega valor para que a região se torne referência confirme sua visão .
Ameaças
A situação econômica do país prevista para 2015 é uma ameaça, pois irá acirrar a competição das empresas pelos clientes.
3.1.2 Novos Entrantes
Oportunidades
A inserção de novos consumidores através dos programas sociais criou uma nova classe C que tinha uma demanda reprimida, possibilitando vendas para este novo segmento de clientes.
Ameaças
Um problema visto na região é a chegada da concorrência das grandes redes de varejo, como a redes de farmácias e lojas de conveniência de porte nacional . Esta competição faz com que seja necessária a atualização das estratégias do comércio local para melhorar a competitividade local.
3.1.3 Produtos Substitutos
Oportunidades
O Aumento do comércio eletrônico tem feito com que os clientes passem a realizar suas compras em varejos eletrônicos localizados fora da região de abrangência, reduzindo a capacidade de concorrência das lojas de Araripina.
Ameaças
A modificação do perfil tecnológico no país, com a inserção de diferentes públicos no comercio virtual, através de internet pré -paga em smartphones, faz com
que a nova classe C também passe a não só comprar mais em lojas virtuais, mas também pesquisar sobre opções.
Esta pesquisa frequente pode fazer com que descubram a variedade de produtos da região, caso as lojas invistam na criação de sites e inserção de seus comércios nas vendas digitais, sendo uma oportunidade para os comerciantes.
3.1.4 Fornecedores
Oportunidades
O Aumento do consumo no interior do estado tem feito com que novos fabricantes busquem comercializar sues produtos na região do Araripe, aumentando a oferta de produtos e melhorando a imagem do comercio da região com os clientes locais.
Ameaças
A pequena quantidade de fornecedores tem um efeito negativo no comércio da região, pois reduz a oferta de variedade, fazendo com que o cliente que deseje inovações ou variedade vá buscar estas opções em outras localidades ou mesmo no comércio eletrônico.
A pouca existência de ações de aproximação dos comerciantes com novos fornecedores é uma ameaça para a consolidação da região como polo de comercio da região.
3.1.5 Clientes
Oportunidades
A inserção de uma nova classe social no consumo (a nova classe C) é uma oportunidade de melhoria de vendas para o comércio local e de consolidação região como polo de vendas.
A possibilidade de oferta de novos produtos que atendem às novas tendências de consumo é uma oportunidade para consolidar a imagem do comércio da região: Comércio Eletrônico, Consumo Saudável, Consumo +60, Consumo, consumo de Baixa Renda, Consumo de nicho e outras tendência.
Ameaças
A mudança de comportamento dos clientes, que buscam variedade de produtos e inovação no consumo pode ser considerada uma ameaça, confirmando a ameaça da pouca variedade de produtos existentes no comércio de Araripina.
A mudança de comparação dos preços e variedade no comércio on line aumenta o risco de perda de vendas.
É importante analisar as potencialidades internas das empresas que compõem o comércio varejista de Araripina. Esta análise deve considerar os recursos disponíveis para que possam se implantadas mudanças e melhorias.
Entende-se por recursos não só os recursos financeiros, mas todos os outros que podem contribuir para a implantação das estratégias e ações de melhorias para consolidar a imagem do setor.
A imagem a seguir identificar alguns dos recursos que devem ser considerados na análise interna do setor.
Recursos são todas as competências vinculadas à empresa, q ue podem ser tangíveis e intangíveis, emporaist ou permanentes e que podem estar relacionados e diferentes setores da empresa.
3.2.1 Lojas e Controles
Forças
A diversidade de pontos comerciais na cidade e a pulverização do comércio em diferentes áreas é um ponto positivo, pois cria a imagem de diversidade desejada e atende as expetativas dos clientes com comércio de Araripina.
Fraquezas
A pouca organização das lojas em aspectos referentes a layout de loja, gerenciamento de categorias, controles de estoque e gestão financeira dificultam a ampliação dos negócios e atração de novos clientes.
3.2.2 Colaboradores e Pessoas envolvidas
Forças
O grande envolvimento dos empresários na gestão de seus negócios é um ponto importante para o desenvolvimento de variedade e qualidade do comércio local.
Fraquezas
A pouca qualificação dos funcionários que trabalham no comércio criam a imagem de que o atendimento tem qualidade baixa e pode afugentar o cliente para outras praças que tem melhor imagem de atendimento como Juazeiro do Norte no Ceará.
3.2.3 Capital
Forças
A disponibilidade de capital para investimento em ações de melhoria é um ponto positivo na região. Existe oferta de fontes de financiamento oferecidas por instituições financeiras de suporte ao desenvolvimento local, como o banco do Nordeste.
Fraquezas
O pouco conhecimento sobre como deveria se investir o dinheiro para melhoria das lojas, às vezes direcionando para expansão física, sem criar opções de aumento de diversidade ou melhoria da exposição de produtos nas lojas.
3.2.4 Mercado
Forças
As lojas locais já tem uma grande clientela, não só da cidade de Araripina como de distritos e municípios vizinhos, tanto de Pernambuco quanto do Piauí.
Fraquezas
A baixa capacidade de atrair novos clientes faz com que o comércio fique com as vendas e desempenho restritos àquela faixa de público atual, necessitando criar ações de melhoria de atração de público.
3.2.5 Imagem do Comércio de Araripina
Forças
A imagem existente para os clientes sobre o comércio de Araripina é de uma região com diversidade de produtos, que atende as expectativas de compras de rotina para abastecimento das famílias.
Fraquezas
Embora tenha a visão de diversidade, a mesma só é real para compras de rotina. Assim sendo, as compras especificas ou em maior volume são realizadas em outras praças por não considerar a diversidade ampla a ponto de suprir todas as necessidades.
Outro fator negativo é a imagem de localidade com preços altos, afugentando clientes que buscam compras maiores e que prezam pela economia, não se importando com o deslocamento para localizadas mais longe de suas residências.
3.2.6 Know-how (conhecimento)
Forças
Percebe-se que o comércio local é composto de empresários que atuam há vários anos no setor de comércio, tendo assim experiência na gestão de seus negócios.
Fraquezas
Embora tenha a conhecimento sobre varejo, o modelo de gestão utilizado é muitas vezes ultrapassado, fazendo com que o empresário tenha pouca capacidade e interesse em inovar no modelo de negócio e/ou adequar -se a novas realidades de consumo de seus consumidores.
A matriz de SWOT é uma ferramenta utilizada para entender e direcionar as ações de melhoria a serem realizadas, considerando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.
Assim sendo, fazer a análise de SWOT não é listar as caraterísticas do setor e as forças da empresa, mas sim entender como utilizar as forças para aproveitar as oportunidades existentes e se defender das ameaças.
Segue ilustração que indica as formas de atuação da organização para aproveitar seus recursos e se defender das ameaças de mercado.
Seguem algumas situações de investimento, risco, Desperdício e Perda para ilustrar os posicionamentos do comércio de Araripina. O detalhamento das ações e estratégias será abordado no tópico seguinte, que se refere à montagem das estratégias e à criaçã o do plano de ação e melhorias do setor do Comércio Varejista de Araripina.
4 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS
Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a grupo do comércio de Araripina pretende alcançar num determinado espaço de tempo.
Estes objetivos e metas devem ser discutidas a partir da visão da empresa e funcionar como indicadores das estratégias a serem utilizadas. OS objetivos devem sempre ter as seguintes características:
Os objetivos foram traçados e serão descritos de acordo com as categorias criadas para facilitar a implantação de ações de melhoria. Seguem os objetivos a serem atingidos com as ações do plano estratégico do setor de comércio varejista de
Araripina:
A seguir será descrito o plano com detalhamento das ações e as metas especificas a serem realizadas para o atingimento dos objetivos traçados.
O Plano de Ação é a ferramenta que serve para detalhar a impl antação das estratégias de forma específica, definindo:
O plano de ação será detalhado nas planilhas descritas a seguir:
Categoria |
Problema |
Metas |
Estratégia |
Comissão de trabalho |
Inicio |
Término |
|
identificar com poder público os motivos pelo | |||||||
governo |
qual não compram na cidade e principais itens | ||||||
30% das |
comprados |
Shalana Paiva, Hermes |
|||||
municipal |
|||||||
compras do |
e Bartolomeu, tico, |
18/03/15 |
30/07/15 |
||||
Identificar as empresas que tem interesse | |||||||
não compra |
|||||||
município |
vender em licitações |
Rossana, E contadores |
|||||
na cidade |
|||||||
Habilitar empresas para participar de licitações | |||||||
atualizar as certidões das empresas | |||||||
03 espaços |
Identificar locais na cidade que podem ser | ||||||
utilizados | |||||||
poucos |
públicos a |
||||||
propor ações de lazer para serem realizadas nos | |||||||
espaços |
serem |
Leandro, Mazola, |
|||||
espaços identificados |
22/03/15 |
30/06/15 |
|||||
públicos para |
utilizados para |
Janaina, Luizito e Mário |
|||||
Criar calendário de ações de lazer na cidade | |||||||
uso de lazer |
atividades de |
||||||
Necessidade |
Fazer a solicitação das ações de suporte para a | ||||||
lazer |
|||||||
de maior |
prefeitura | ||||||
envolvimento |
|||||||
Normatização |
Criar comissão de relacionamento com o poder | ||||||
do Poder |
concorrência |
do comércio |
público |
Hermes, Rossana |
|||
Público |
desleal do |
||||||
informal |
Agendar reunião com o poder público | ||||||
Wesbter, shalana, |
01/05/15 |
01/05/16 |
|||||
comércio |
|||||||
(criação das |
Conseguir e analisar lei orgânica do município | ||||||
Mazola |
|||||||
informal |
|||||||
regras de |
Solicitar ordenamento do comércio informal do | ||||||
convivência) |
centro baseado na lei | ||||||
Criar comissão de relacionamento com o poder | |||||||
público | |||||||
![]() 4.2.1 Necessidade de maior envolvimento do poder público |
Definir
limpeza nos
calendário e
centros
modelo de
comerciais na
coleta e
cidade
limpeza
Agendar reunião com o poder público
Mapear as necessidade de correção para criar a lista de demandas
Formalizar a solicitação de correções no sistema de coleta de lixo e limpeza
Criar programa de conscientização ambiental para os alunos das escolas de Araripina
Jailson, Mário, Hermes, |
18/03/15 18/03/16 |
Bartolomeu, Helenita |
19 |
Problema |
Metas |
Estratégia |
Comissão de trabalho |
Inicio |
Término |
|
Criar comissão de relacionamento com o poder | ||||||
melhorar XX |
público | |||||
Agendar reunião com o poder público | ||||||
Estradas de |
estradas de |
Matusalem, Thico, |
||||
25/03/15 |
30/08/15 |
|||||
mapear as necessidade de correção para criar a | ||||||
acesso ruins |
acesso à |
Mario |
||||
lista de demandas | ||||||
Araripina |
||||||
Formalizar a solicitação de correções no sistema | ||||||
viário | ||||||
Criar comissão de relacionamento com o poder | ||||||
Ocupação |
Acabar com a |
público | ||||
Agendar reunião com o poder público | ||||||
irregular das |
ocupação |
Jailson, Mário, Hermes, |
||||
18/03/15 |
18/03/16 |
|||||
Mapear as necessidade de correção para criar a | ||||||
calçadas e |
irregular na |
lista de demandas |
Bartolomeu |
|||
passeios |
cidade |
|||||
Necessidade |
||||||
Formalizar a solicitação de correções no passeio | ||||||
de maior |
público | |||||
envolvimento |
||||||
Criar comissão de relacionamento com o poder | ||||||
do Poder |
Sujeira no |
público | ||||
Público |
manter o |
|||||
Agendar reunião com o poder público | ||||||
centro |
Jailson, Mário, Hermes, |
|||||
centro da |
18/03/15 |
18/03/16 |
||||
Solicitar sistema de coleta do lixo e limpeza da | ||||||
proveniente |
cidade limpo |
área |
Bartolomeu |
|||
da feira |
||||||
Solicitar ao poder público para orientar e | ||||||
fiscalizar o descarte dos resíduos | ||||||
Criar comissão de relacionamento com o poder | ||||||
público | ||||||
Organizar o |
||||||
Trânsito |
Agendar reunião com o poder público | |||||
transito no |
Jailson, Mário, Hermes, |
|||||
Mapear as ruas que precisam de intervenções | ||||||
desorganizad |
18/03/15 |
18/03/16 |
||||
o no centro |
centro da |
com maior urgência |
Bartolomeu |
|||
cidade |
Formalizar a solicitação de ações de sinalização, | |||||
capacitação dos orientadores, fiscalização das | ||||||
infrações | ||||||
20 |
Necessidade de maior envolvimento do Poder Público
Criar comissão de relacionamento com o poder | |||||
reduzir em 80% |
público | ||||
Segurança |
Agendar reunião com o poder público | ||||
os casos de |
Jailson, Mário, Hermes, |
||||
pública |
18/03/15 |
18/03/16 |
|||
Mapear as ruas que precisam de intervenções | |||||
carente |
roubo no |
com maior urgência |
Bartolomeu |
||
centro |
|||||
Formalizar a solicitação de ações de melhoria da | |||||
segurança | |||||
Criar comissão de relacionamento com o poder | |||||
Dificultada |
organizar o |
público | |||
Agendar reunião com o poder público | |||||
de |
estacionament |
Jailson, Mário, Hermes, |
|||
Mapear as ruas que precisam de intervenções |
18/03/15 |
18/03/16 |
|||
estacioname |
o no centro da |
Bartolomeu, Helenita |
|||
nto no centro |
cidade |
com maior urgência | |||
Formalizar a solicitação de ações de melhoria da | |||||
segurança |
21 |
Incentivar o comércio eletrônico pelas lojas da | ||
cidade | ||
Compra na |
Criar o |
|
Realizar palestra sobre comércio eletrônico para | ||
internet |
shopping on |
os comerciantes da cidade |
diminui a |
line do |
|
Orçar preço de criação de site de comércio | ||
compra no |
comércio de |
eletrônico individual ou em grupo |
mercado |
Araripina no |
|
Procurar parcerias com entidades de suporte | ||
local |
site da CDL |
(SEBRAE, SENAC, SENAI e outros). |
Divulgar para as empresas do comércio da cidade |
Hermes, Mara, Thico,
Rossana, Fábio, 25/03/15 30/03/16
Leandro, Shalana
2 Cliente não compra em |
criar 1 |
Criar um grupo de discussão de empresários para | ||||||
Cultura local |
criar programação de ações de incentivo | ||||||
campanha de |
Hermes, Mara, Thico, |
||||||
de comprar |
Criar ações de divulgação para demostrar o | ||||||
Cliente não |
divulgação do |
Rossana, Fábio, |
25/03/15 |
30/03/16 |
|||
compra em |
em outras |
shopping on |
potencial do comércio local |
Leandro, Shalana |
|||
praças |
Criar formas de incentivar a visitação do público | ||||||
Araripina |
line |
||||||
ao comércio local | |||||||
Aumento da |
Criar um grupo de discussão de empresários para | ||||||
ter definido 1 |
criar programação de ações de incentivo | ||||||
concorrência |
Fabio, Mário, Jaílson, |
||||||
plano de |
Criar ações de fortalecimento de Araripina como | ||||||
de outros |
Thico, Mara, Mazzola, |
01/04/15 |
30/07/15 |
||||
atração de |
polo de comércio | ||||||
polos de |
Matusalém |
||||||
novos clientes |
|||||||
criar plano de atração de novos investimentos | |||||||
comércio |
|||||||
para a cidade | |||||||
Pouca |
Identificar as linhas de produtos ainda não | ||||||
diversidade |
aumentar em |
oferecidos em Araripina | |||||
de produtos |
20% a oferta de |
Buscar novos fornecedores para oferta de novos |
Thico, Mara, Shalana, |
30/03/15 |
30/06/16 |
||
encontrados |
novos produtos |
produtos e serviços |
Jaílson |
||||
no comércio |
|||||||
no comércio |
Criar plano de atração de novos investimentos | ||||||
de Araripina |
para a cidade | ||||||
Araripina |
22 |
Categoria |
Problema |
Metas |
Estratégia |
Comissão de trabalho |
Inicio |
Término |
|
Mapear as necessidade de treinamento para os | |||||||
Ter um curso |
colaboradores | ||||||
Falta de mão- |
para admissão |
||||||
Parcerias com entidades como SEBRAE, SENAC, |
Fábio, Mazzola, Thico, |
||||||
de-obra |
e 12 cursos de |
SENAI, e outras empresas de capacitação de mão |
30/03/15 |
30/12/15 |
|||
qualificada |
atualização por |
de obra |
Mara, SENAI, Senac |
||||
ano |
|||||||
Realizar os treinamentos para melhoria dos | |||||||
colaboradores | |||||||
Pouco |
realizar 3 |
Mapear as necessidades do comércio de | |||||
interesse em |
palestras de |
Araripina |
Fábio, Mazzola, Thico, |
30/03/15 |
30/12/15 |
||
Mara, SENAI, Senac |
|||||||
inovar em |
atualização |
Realizar palestras de atualização para o setor do | |||||
seus |
para os |
comércio | |||||
Mapear as necessidade de melhoria para os | |||||||
Pouco |
realizar 5 cursos negócios | ||||||
interesse em |
para |
||||||
Parcerias com entidades como SEBRAE, SENAC, |
Fábio, Mazzola, Thico, |
||||||
Melhorias |
melhorar os |
atualização e |
SENAI, e outras |
30/03/15 |
30/12/15 |
||
Mara, SENAI, Senac |
|||||||
necessárias |
seus |
capacitação do |
|||||
Realizar os treinamentos empresários | |||||||
nos comércios |
negócios |
comércio |
|||||
Realizar consultorias de melhoria para o | |||||||
comércio | |||||||
Busca de novos fornecedores | |||||||
Mapear e programar visitas a feiras e missões | |||||||
empresariais para buscar novas opções de | |||||||
Nivelar os |
compra | ||||||
preços do |
|||||||
Preços altos |
Desenvolver programa de compras coletivas para | ||||||
comércio local |
o comércio | ||||||
comparados a |
|||||||
com os outros |
Desenvolver programa de redução do |
Thico, Mara, Gustavo |
30/04/15 |
30/06/18 |
|||
outras |
|||||||
polos |
desperdício e perdas | ||||||
localidades |
|||||||
comerciais da |
|||||||
Melhoria do modelo de gestão para reduzir | |||||||
região |
custos operacionais | ||||||
Promover ações para as empresas se | |||||||
aprofundarem na legislação tributária e | |||||||
trabalhista | |||||||
4.2.3 Melhorias necessárias nos comércios |
23 |
Desenvolver ações de estímulo do | |||
Baixo |
realizar 01 ação |
associativismo | |
associativism |
de |
||
Criar ações de valorização da entidades de classe | |||
o entre os |
associativismo |
(CDL, Sindicatos e outros) | |
Melhorias |
empresários |
para os |
|
Estimular reuniões com grupos de comerciantes | |||
necessárias |
do comércio |
comerciantes |
|
nos comércios |
para discutir dificuldades do setor | ||
Thico, Mara, Gustavo,
30/04/15 30/06/18
Jaílson
Sujeira no |
Definir |
Criar ações de descarte programado |
centro |
calendário e |
Criar parcerias com recicladores |
proveniente |
modelo de |
Sensibilizar os empresários para fazer o descarte |
do próprio |
coleta e |
adequado |
Thico, Helenita, Jaílson, |
01/01/16 30/06/16 |
Nunes, Mara, Mário |
24 |
Problema |
Metas |
Estratégia |
Comissão de trabalho |
Inicio |
Término |
|
Redução da |
Criar eventos como “Dia da Saúde” para divulgar | |||||
oferta dos |
Criar 01 evento |
a oferta de saúde e atrair clientes de outras |
Leandro, Mazola, |
|||
serviços de |
por mês para |
cidades | ||||
saúde |
Criação do guia de compras para distribuição nas |
Luciano, Matusalém, |
01/04/15 |
30/11/15 |
||
atração de |
||||||
reduziu o |
clínicas particulares e outros empreendimentos |
Fábio |
||||
novos clientes |
||||||
fluxo de |
com fluxos de pessoas | |||||
visitantes |
Divulgação do site “guia de compras on line”. | |||||
Criar comitê gestor das campanhas | ||||||
Ausências de |
Criar calendário |
definir o calendário de campanhas (volta as | ||||
campanhas |
de campanhas |
aulas, semana santa, são João, dia das mães, dia | ||||
promocionais |
para todas as |
das crianças, natal, etc.) |
Thico, Jaílson, Fábio, |
01/04/15 |
01/01/16 |
|
para datas |
datas |
Shalana, Mara, |
||||
Definir e providenciar arrumação, sinalização e | ||||||
Dificuldade |
comemorativ |
comemorativas |
decoração das lojas | |||
as |
do comércio |
|||||
Divulgar nos meios de comunicação (conjunto) | ||||||
em atrair |
||||||
Realizar sorteios para concretizar a promoção | ||||||
novos |
||||||
Criar comitê gestor das campanhas | ||||||
clientes |
||||||
Envolver comerciantes locais no processo de | ||||||
divulgação da diversidade do comércio de | ||||||
Ausência de |
Araripina | |||||
Criar calendário Definir conteúdo das peças publicitárias que | ||||||
campanha de |
||||||
marketing |
de campanhas |
visem atrair novos clientes e informar a | ||||
para todas as |
diversidade do comércio de Araripina |
Thico, Jaílson, Fábio, |
||||
coletivas para |
01/04/15 |
01/01/16 |
||||
datas |
Definir os municípios e distritos a serem |
Shalana, Mara, |
||||
valorização |
||||||
comemorativas |
abordados pelas campanhas promocionais | |||||
do comércio |
||||||
do comércio |
Definir as mídias a serem utilizadas para | |||||
local |
||||||
divulgação do potencial do comércio | ||||||
Orçar criação das peças e veiculação nas mídias | ||||||
Executar a plano de promoção e avaliar | ||||||
desempenho e resultado | ||||||
4.2.4 Dificuldade em atrair novos clientes |
25 |
Problema |
Metas |
Estratégia |
Comissão de trabalho |
Inicio |
Término |
||
Criar comissão para desenvolver e organizar | |||||||
calendário dos evento de Negócios na cidade | |||||||
(feiras, mostras empresariais, encontros de | |||||||
Criar e realizar |
negócios, palestras e outros) |
Luciano, Mário, Mara, |
|||||
Falta de |
calendário de |
||||||
Negociar com a prefeitura e entidades de | |||||||
Rossana, Thico, |
|||||||
eventos de |
eventos de |
suporte a realização e apoio dos eventos de |
01/04/15 |
30/07/15 |
|||
Mazzola, Helenita, |
|||||||
Negócios |
negócios para a |
Negócios | |||||
Leandro, Hermes |
|||||||
cidade |
|||||||
Criar campanha de divulgação dos eventos nos | |||||||
municípios vizinhos | |||||||
Organizar e executar eventos de negócios na | |||||||
cidade | |||||||
Criar comissão para desenvolver calendário dos | |||||||
Dificuldade |
Falta de |
evento de lazer | |||||
em atrair |
eventos de |
Criar 01 evento |
Leandro, Mário, |
||||
Negociar com a prefeitura e entidades de | |||||||
novos |
Lazer para |
por mês para |
Janaína, Lídio, Rossana, |
30/03/15 |
30/09/15 |
||
clientes |
atração de |
atração de |
suporte a realização e apoio dos eventos de lazer |
Thico, Mazzola, |
|||
pessoas para |
novos clientes |
Helenita |
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Criar campanha de divulgação dos eventos nos | |||||||
a cidade |
municípios vizinhos | ||||||
Organizar e executar eventos de lazer | |||||||
Buscar parcerias com entidades de suporte para | |||||||
participar das ações de turismo | |||||||
Criar 02 roteiros |
Fazer parceria com entidades de classe para | ||||||
Turismo |
turísticos para |
estimular ecoturismo |
Hermes, Rossana, |
||||
pouco |
incentivar a |
Leandro, Mazzola, |
30/04/15 |
30/07/15 |
|||
Fazer parceria com secretaria de turismo do | |||||||
desenvolvido |
visitação em |
município para participar das ações do turismo |
Thico, Mário, Helenita |
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Araripina |
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Mapear escolas em municípios no raio de 150km | |||||||
e fazer parcerias de incentivo ao turismo em | |||||||
Araripina | |||||||
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5 FORMAS DE ACOMPANHAMENTO DAS ESTRATÉGIAS
O sucesso do plano estratégico está no real envolvimento do setor envolvido para implantação das ações previstas no plano de ação .
Foi entregue em anexo a este relatório uma planilha do Excel contendo a versão digital do plano de ação. Este arquivo é funcional para filtrar as ações por data, função, responsável ou pessoas de suporte envolvidas na realização das atividades.
É importante o acompanhamento da implantação das ações pelo corpo gerencial da empresa, certificando-se dos prazos, metas e inter-relação entre as atividades previstas estão sendo realizadas.
Devem existir reuniões periódicas entre os setores para acompanhamento dos resultados e dificuldades encontradas. Estes encontros devem servir para balizar as atividades e propor planos de suporte para as atividades que estiverem com dificuldade de implantação.
Araripina, 23 de março de 2015.
Robert Albuquerque
J&B DE ALBUQUERQUE CONSULTORES